domingo, 12 de junho de 2016

Alexandra

Ou Xana. A Xana é daquelas pessoas em quem gosto de pensar nos dias em que parece que a minha vida ficou monótona. Lembro-me perfeitamente do meu primeiro dia na redacção e da Xana se sentar na cabeceira da mesa, a ler os jornais do dia. Alta, elegante, pele morena, cabelo preto curto, personalidade forte! Ao chegar a casa, no relato daquele primeiro dia de trabalho, disse ao namorado (agora já marido) que a tinha achado uma mulher rígida, segura de si própria e com um feito f*d*d*! Com o passar do tempo na redacção fui conhecendo a Xana e percebi que, atrás daquela primeira imagem, estava uma pessoa maravilhosa, com quem podemos ficar horas a conversar; Uma pessoa que queria mudar; Começou por deixar de comer carne, depois o tabaco (confesso que não me lembro, exactamente, se foi por esta ordem), tornou-se uma pessoa observadora e mais calma, que te transmite Paz e tranquilidade, até que decidiu mudar mesmo de vida! Chegou aquele momento em que a Xana pegou nas malas e rumou para os Alpes, para a sua "prairie", como ela tantas e tantas vezes dizia. A despedida foi difícil porque era querida por todos... 

Sempre que penso que a minha vida está parada, penso na Xana e na coragem que ela teve [e que eu nunca teria!] de rumar a outro país para recomeçar a vida do zero. Pensar nela dá-me Força, motiva-me para continuar a correr atrás dos meus sonhos e nunca desistir, e faz-me acreditar que tudo é possível! Se tenho saudades dela? Claro! Acredito que todos na redacção temos saudades dela. O lugar dela nunca foi, nem será ocupado, assim como de todos os que por lá passam e nos marcam para sempre. E sempre que penso nela, existe uma coisa que não me saí da cabeça: Existem pessoas que passam pela nossa vida e com quem gostávamos de criar uma relação de amizade Forte, mas que por diversos motivos - idade, amigos diferentes, casualidades do nosso quotidiano, etc - acabamos por não ter. A Xana para mim é uma dessas pessoas, sem dúvida. Gosto muito dela e ela sabe disso; Mas também gostava de ter aproveitado melhor o tempo em que a tive por perto... Ter deixado aquele sofá e o iPad, por exemplo, e ter ido caminhar com ela ou não ter dado ouvidos à preguiça e ter passado o dia na praia com ela. Restam-me as novas tecnologias para, de vez em quando, ir partilhando com a Xana, as vitórias do dia-a-dia de ambas.  

Hoje a Xana, tal como todos nós, não tem uma vida perfeita. Está longe da família e dos amigos que tanto preza, mas, este ano, recebeu nos braços a maior prenda que a Vida lhe podia ter dado: uma linda princesa. Hoje a Xana faz anos e foi esta a forma que arranjei de lhe dizer aquilo que nunca lhe disse [irei sempre exprimir-me muito melhor através da escrita]. 

PARABÉNS*

Sem comentários:

Enviar um comentário