segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lixo televisivo

Não tenho por hábito exprimir aquilo que penso sobre política, futebol, religião... Enfim, temas controversos!... Não gosto de entrar em "discussões de mural de Facebook", por isso evito este tipo de assuntos. No entanto, por vezes lá faço um ou outro comentário, e, como a censura já lá vai, irei fazê-lo quando bem entender [e sempre que me esqueça desta espécie de 'regra' e/ou sempre que esteja disposta ou com vontade de 'discutir'. :) ].

No final do ano passado, uma publicação sobre o polémico 'Secret Story', abriu portas a um verdadeiro debate na minha página pessoal do Facebook e com a chegada de mais edição do programa, lembrei-me dessa conversa e decidi partilhar aqui a minha opinião.

Atenção, aqui não estão em causa os valores que programas como o 'Secret Story' podem ou não transmitir, porque, na realidade, todas as pessoas que assistem (ou [quero acreditar] a grande maioria) não estão à espera de aprender o que é o amor e/ou a amizade ao assistir aquilo, que para mim, não passa de uma grande experiência psicológica . Porém, e falo com base nas conversas que tenho com pessoas que também assistem ao 'Secret Story' [e são muitas...], vejo que, realmente, assistirem ao programa não lhes tira o interesse por outros assuntos, como política, por exemplo. Mas pelos zunzuns que tenho ouvido, existe uma opinião generalizada, uma espécie de "vês essa porcaria? Que horror! A tua cabeça deve estar, completamente, vazia; Aliás, até faz eco"! A verdade é que nem todas as pessoas que assistem ao 'Secret Story' são menos habilitadas intelectualmente. Generalizar nunca é boa ideia... 

Trabalhando eu em televisão e num programa de entretenimento, não posso deixar de referir que, felizmente, hoje em dia, além dos quatro canais (que já oferecem alguma variedade), existe uma vasta lista de canais por cabo que têm como objectivo responder às exigências e gostos de todos nós. 

Programas como o 'Secret Story' existem precisamente para distrair; Para distrair aqueles que não querem "respirar" apenas notícias sobre mortes, economia, política, futebol... Todos devemos estar atentos ao estado do País e, aliás, é nossa obrigação fazer isso! Agora não me venham criticar porque gosto de ver e comentar um programa que, sim, assisto porque me diverte. Sem com isso querer dizer que pretendo tornar-me igual aos participantes ou que concorde com tudo o que lá se passa, a nível de concorrentes, produção, apresentação e afins. Cada um vê o que quer e tem direito a isso. Temos liberdade para escolher o que queremos ver e ouvir. 

Falando por mim, não deixo de saber mais ou menos do governo só porque vejo o 'Secret Story'. Nem estou alienada do mundo porque o vejo. Ninguém me obriga a ver e confesso que quando assisto ao programa esqueço um pouco as adversidades com que eu e todos temos de lidar diariamente. Assim como quando assisto a jogos de futebol e consequentes debates [o que eu já me ri a ver 'O Dia Seguinte', da SIC Notícias, e o 'Mais Futebol', da TVI24], ou a programas de culinária, de viagens, de história, de música, séries de médicos, de zombies ou de jovens cantores... Uns ensinam-me coisas novas, outros mostram-me coisas que nunca terei oportunidade de ver com os meus próprios olhos, outros fazem-me sentir coisas boas, outros más e até me colocam lágrimas nos olhos, outros apenas me divertem. A Televisão é assim mesmo. É uma caixinha mágica que nos dá todas estas possibilidades. E sempre podemos mudar de canal quando não nos agrada o que está a dar, não é?

Alguns críticos desta caixinha mágica costumam usar o clássico argumento de que "todos os canais são a mesma coisa". Discordo. E, mais uma vez tenho de recorrer ao meu emprego... Trabalhando em televisão sei ver que nem tudo é lixo televisivo. [E nem é preciso trabalhar na área para o conseguir ver!] Mas entendo e, acima de tudo, respeito quem não gosta de televisão. Eu também não gosto de tanta coisa... Existem pessoas que pensam que o mundo deve gostar todo da mesma coisa. Mas já pararam para pensar na seca que seria o mundo se todos fossemos iguais?
:)

Todos diferentes, todos iguais. Todos temos liberdade para opinar sobre o que queremos, fazer o que queremos, ver os programas que queremos, etc e tal. Eu cá vou continuar a consumir lixo televisivo quando bem me apetecer. Vou continuar a chegar a casa e a sentar-me no sofá para ver programas como 'My Kitchen Rules', da Fox Life, ou todas as versões do 'Say Yes to the Dress', do TLC, e todas as versões que existem do 'MasterChef', da SIC Radical, Fox Life ou até TVI...

1 comentário:

  1. Deixei de ver tv há precisamente 8 meses ;)
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ResponderEliminar