segunda-feira, 26 de março de 2012

A música e eu

Adoro música. Aliás, ouvir música é quase essencial para a minha existência. Acordo a ouvir música, trabalho a ouvir música, no ginásio não conseguiria aguentar sem música, conduzo a ouvir música, cozinho a ouvir música, tomo banho a ouvir música, adormeço a ouvir música e quando me quero abstrair do mundo, lá está a música outra vez só para me ajudar. 

Porém, não tenho um estilo de música favorito e, talvez por isso, é que me irrita, profundamente, aquele tipo de pessoas que se denominam apenas do Indie, do Rock, do Metal, do Hip-Hop, etc, etc, e vivem apenas para esse género musical, criticando de forma abrupta todos os outros. Não ouvimos a maioria dos profissionais do mundo da música dizer que só devemos ouvir X e Y porque isso é que é bom ou o mais acertado. Pelo menos eu não os oiço dizer esse tipo de barbaridades.

Eu cá não tenho vergonha de dizer que no MP3 se encontra de tudo um pouco. Desde das bandas da actualidade, às bandas que brilharam noutros tempos, aos ícones da Pop, às cantorias brasileiras electrizantes, às estrelas que me fizeram vibrar na infância e/ou adolescência, às bandas e/ou cantores que (ainda) ninguém conhece. A mim interessa-me ouvir músicas que me transmitem e me façam sentir coisas, que me tragam recordações de pessoas e/ou momentos específicos... Gosto daquelas músicas que me dão vontade de saltar para o meio da rua e dançar, que me dão energia para fazer o que quer que seja, onde quer que seja, que me dão vontade de mandar tudo para o outro lado, que me motivam, que me ajudam a adormecer, que me fazem ficar com um sorriso bobo na cara e até daquelas que me fazem chorar e sentir um enorme vazio dentro do peito. A mim não me interessa ouvir o que as massas ouvem. Não me sinto mais ou menos ligada à música por ir a mais concertos/festivais, ou por publicar no Facebook este ou aquele videoclipe, ou por ouvir uma música/banda/cantor(a) primeiro que aquele ou o outro, só para dizer que "já ouvia isso há séculos...", ou por ter no MP3 'músicas da moda', só para dizer que tenho, ou por saber o nome de todos os elementos duma banda e por onde já passaram ou com quem já tocaram/cantaram. Eu oiço o que quero porque a mim o que me interessa na música é sentir. Sentir que existo.

E agora, eu pergunto a todos aqueles que desprezam alguns géneros musicais e que se seguem pelo que a maioria gosta, independentemente daquilo que realmente gostam: "Sou eu musicalmente mais culta ou tu? Gosto mais eu de música ou tu que tens vergonha de dizer o que ouves?".  

PS - Gostava de escolher uma boa música para 'ilustrar' este post, mas não consigo... Gosto de tantas! :)

2 comentários:

  1. nossa.... nossa.... assim voçê mi mata!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, na vida não nos podemos meter numa caixa e dizer, só vou ouvir, fazer, comer, beber, falar...isto! Temos de estar abertos a novidades, a coisas diferentes, quem se limita a um estilo de música ou se limita a um estilo do que quer que seja na vida, é com toda a certeza limitado a nível intelectual!E significa que não percebeu absolutamente nada da vida!! Ouvir sempre o mesmo estilo de música todos os dias é a mesma coisa que gostar de pastéis de nata e de comer unica e exclusivamente pastéis de nata todo o santo dia, durante toda a sua vida. Deve ser um tédio não??

    ResponderEliminar