quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia da Poesia

A minha gatinha parda
Que em Janeiro me fugiu.
Quem roubou a minha gatinha?
Você sabe? Você sabe? Você viu?

Procurei minha gatinha
Que em Janeiro me fugiu.
Perguntei a Fevereiro:
- Você sabe? Você sabe? Você viu?

Passou Março, Abril e Maio
Junho as portinhas abriu
Mas não vi minha gatinha
Você sabe? Você sabe? Você viu?

Rosas de Julho, de Agosto
Meu canteiro não floriu. 
E a minha linda gatinha?
- Você sabe? Você sabe? Você viu?

Setembro, Outubro em frutos
A terra toda se abriu. 
Ninguém descobre a gatinha?
Você sabe? Você sabe? Você viu?

Novembro, nada. Em Dezembro
O Pai do Céu me sorriu
E mandou-me de presente
A gatinha que fugiu.

Não sei quem é o autor ou a autora, nem sei o nome deste poema. Mas lembro-me perfeitamente de ser pequenininha e da minha mãe me escrever este poema num dos meus cadernos da escola. Há tempos encontrei esse mesmo caderno e o meu coração encheu-se de saudade e ternura. É bom ser criança e recordar os tempos de infância.
:') 

5 comentários:

  1. Bom mesmo é conseguir crescer e guardar em nós a criança que fomos, tente não perder a capacidade de ficar maravilhada com as coisas simples da vida, que vai ver, são as melhores. E o poema é bonito por isso mesmo, porque a transportou ao passado para a fazer reviver o dia em que a mãe escreveu o poema no seu caderno...Recordar os bons momentos é sempre reviver a situação, os cheiros e as sensações.

    ResponderEliminar
  2. Não sei porque, mas hoje lembrei-me desta poesia que li em 1960, quando então fazia o 4º ano do primário e busquei na internet para recordar...
    Lembro ainda o nome do livro: "Uma história e depois outra!"

    Ronaldo Neri Farias

    ResponderEliminar
  3. Não sei porque, mas hoje lembrei-me desta poesia que li em 1960, quando então fazia o 4º ano do primário e busquei na internet para recordar...
    Lembro ainda o nome do livro: "Uma história e depois outra!"

    Ronaldo Neri Farias

    ResponderEliminar
  4. Há muitos anos procuro essa linda poesia, que conheci quando criança em meu livro didático... Muito, muito obrigada mesmo Betty Beckels, pelo presente... Veio em boa hora pois acabei de perder minha amiguinha, que chamávamos Figurinha... Minha gatinha esteve conosco por quase 10 anos e algum maluco deve tê-la atropelado...

    ResponderEliminar
  5. A gatinha parda
    (Osvaldo Orico)
    “PEDRINHO” livro da primeira série ano 1959
    A minha gatinha parda,
    Que em janeiro me fugiu,
    Quem roubou minha gatinha?
    _ Você sabe, você viu, você viu?
    Procurei minha gatinha
    Que em janeiro me fugiu.
    Perguntei a Fevereiro:
    _Você sabe, você sabe, você viu?
    Passou março, abril e maio.
    Junho as portinhas abriu.
    Mas, não vi minha gatinha.
    _Você sabe, você sabe, você viu?
    Rosas de julho, de agosto!
    E o meu canteiro floriu...
    E a minha linda gatinha?
    _Você sabe, você sabe, você viu?
    Setembro, cheio de aromas,
    Na primavera floriu.
    Onde está minha gatinha?
    _Você sabe, você sabe, você viu?
    No mês de outubro Colombo
    Novo mundo descobriu.
    Ninguém descobre a gatinha?
    _Você sabe, você sabe, você viu?
    Novembro, nada. Em dezembro,
    Papai do Céu me sorriu,
    E mandou de presente
    A gatinha que fugiu!


    ResponderEliminar