quarta-feira, 23 de março de 2011

Pérola dos censos 2011

Ao ler o Diário de Notícias na reunião matinal da redacção deparei-me com a seguinte "pérola":

Não é que os 34 sem-abrigo que dormem todos os dias na Estação do Oriente, em Lisboa, vão ser recenseados como se vivessem nas luxuosas torres de São Rafael e São Gabriel? 

Fotografia de Romeu Pinto (retirada do Olhares Fotografia Online)

Isto porque os Censos 2011 obrigam a que as pessoas sejam recenseadas no alojamento familiar onde, supostamente, passaram a noite de 21 de Março de 2011. Ou seja, as pessoas que vivem na rua, em estações de comboios, em escritórios, etc, terão de se registar nas habitações mais próximas do local onde pernoitaram, apesar de deixarem a indicação que, na realidade, são sem-abrigo e não têm casa na parte do questionário que se refere ao alojamento na opção SA (sem-abrigo).

Fotografia retirada do Diário de Notícias

Vá lá, não vá ninguém enganar-se e ir cobrar a conta da Internet, da água ou da luz aos pobres senhores e senhoras que vagueiam pelas nossas ruas. Já para não falar que, certamente, existe muito boa gente que adoraria viver naquelas magníficas torres situadas no Parque das Nações e que nunca o vão conseguir. Já estes 34 sem-abrigo para serem registados como "moradores de apenas uma noite" destas belas habitações apenas tiveram de perder tudo e todos e ir viver para a Gare do Oriente! Quem diria...! 


Nota: Os sites referidos foram consultados no dia 23 de Março de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário